segunda-feira, 17 de maio de 2010

Deus nos ama

A 1º carta de João fala desse amor, 1 Jo 4: 7-8 Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

As cartas eram uma maneira de ensinar e encorajar os irmãos a permanecerem firmes e não cair em armadilhas, provavelmente João ao introduzir este assunto nesta carta ele esta combatendo uma heresia dos Gnósticos, que ensinavam que a matéria e essencialmente má porque o mudo físico é produto do poder do mal. Por isso negavam a encarnação de CRISTO, assim não podiam alcançar a compreensão de que Deus e amor. O Espirito Santo vivendo em você, o poder do mal que nos cerca não tem força para anular o AMOR de DEUS.

A mente humana é renovada pela habitação de Deus; o intelecto é iluminado para que você creia, as emoções são incitadas (motivadas) ao amor e a vontade é transformada e fortalecida para que obedeça.

As dificuldades de nosso dia a dia nos levam a esquecer o AMOR DE DEUS por nós, o corre corre, o trabalho, a falta de organização com nosso tempo, os problemas familiares, problemas no trabalho, problemas financeiros, problemas de relacionamento , tudo isso transforma-se em limitações para o amor de Deus em nossa vidas.

Daí saímos atrás do que Deus pode nos “dar” e não de quem ELE é; a expressão do AMOR!

O mundo prega que cada um olhe para si mesmo, mas Deus ensina que devemos olhar para o outro. O Amor de DEUS deve ser nossa motivação de levantar todos os dias cedo, trabalhar, estudar, andar,... : VIVER.

Deus é a fonte e a origem do verdadeiro amor, pois mesmo eu e você não merecendo ele fez o impossível (aos nossos olhos) para voltarmos ter comunhão com ELE. Jo 3; 16 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

A dimensão do amor de Deus não da para medir, é imensurável.

A evidencia do amor de Deus é inquestionável, Amar uns aos outros não nos torna filhos de Deus, MAS MOSTRA QUE O SOMOS.

Mas quero destacar a vida de João, esse homem que fala desse amor, que muitas vezes nos esquecemos e voltamos a andar na mesmice. João era bem próximo de Jesus, ficou conhecido como apostolo do amor.

Algumas perguntas:

Ele já estava pronto quando começou a andar com Jesus?

Ele já entendia esse amor que escreve e descreve em suas cartas?

Ele era bom mesmo? Ele era “o cara”?

Para entendermos ou pelo menos ter uma idéia desse amor que João insiste em ensinar, encorajar a viver, dizer que é possível viver,etc precisamos conhecer João e entender o que aconteceu com ele, e o que pode acontecer conosco também.

Pais de João : Zebedeu e Salomé

Mc 16: 1 Quando terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram especiarias aromáticas para ungir o corpo de Jesus

MT 27: 55 Muitas mulheres estavam ali, observando de longe. Elas haviam seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir. 56 Entre elas estavam Maria Madalena; Maria, mãe de Tiago e de José; e a mãe dos filhos de Zebedeu.

MT 4: 19 E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". 20 No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram. 21 Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou, 22 e eles, deixando imediatamente seu pai e o barco, o seguiram.

João então era de uma família comum pai pescador e sua mãe também se tornara discípula de Jesus e o servia.Creio que neste momento o AMOR DE DEUS começa agir em seu coração.

Para andar com Jesus, João precisava de uma transformação de vida ele não estava “pronto” para seguir o mestre e o mestre sabia disso.

Veja como era João:

1- Explosivo

Mc 3: 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que significa "filhos do trovão";

Exaltado, indisciplinado, impetuoso,...


2- Ambicioso

Mc 10: 35 Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: "Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir". 36 "O que vocês querem que eu lhes faça?", perguntou ele. 37 Eles responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda". 38 Disse-lhes Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado?" 39 "Podemos", responderam eles. Jesus lhes disse: "Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado; 40 mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados".

Eles queriam privilégios especiais não entendia que o maior dos privilégios é ser servo. Muito atual você não acha, vemos em quase todo lugar homens e mulheres desejosos de privilégios da parte de Jesus mas não desejam servir....

3- Intolerante

Mc 9: 38 "Mestre", disse João, "vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos." 39 "Não o impeçam", disse Jesus. "Ninguém que faça um milagre em meu nome, pode falar mal de mim logo em seguida, 40 pois quem não é contra nós está a nosso favor. 41 Eu lhes digo a verdade: Quem lhes der um copo de água em meu nome, por vocês pertencerem a Cristo, de modo nenhum perderá a sua recompensa.

So ele podia “fazer” algo em nome de Jesus!

4- Vingativo

Lc 9: 51 Aproximando-se o tempo em que seria elevado aos céus, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém. 52 E enviou mensageiros à sua frente. Indo estes, entraram num povoado samaritano para lhe fazer os preparativos; 53 mas o povo dali não o recebeu porque se notava que ele se dirigia para Jerusalém. 54 Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: "Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?" 55 Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu, dizendo: "Vocês não sabem de que espécie de espírito vocês são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los"; 56 e foram para outro povoado.

Olhava para as pessoas como inimigos e não como futuro irmão em Cristo.

1- Explosivo

2- Ambicioso

3- Intolerante

4- Vingativo

João foi transformado, e sua transformação mostra que ninguém é tão difícil que não possa ser mudado! Ele aprendeu preciosas lições com seu mestre.

MT 11: 28 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Nenhum comentário:

Postar um comentário