domingo, 24 de outubro de 2010

Minha vida precisa de exortação

Hb 13: 12 – 19 --12 Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. 13 Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, 14 pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio. 15 Por isso é que se diz: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião". 16 Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito? 17 Contra quem Deus esteve irado durante quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? 18 E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes?19 Vemos, assim, que por causa da incredulidade não puderam entrar.

O termo exortação, no grego PARAKALEO. Da a idéia de: Motivação para agir, entre outras.

A exortação deve ser bíblica, doutrinaria e em amor.

Objetivos :

ü Ensinar Princípios bíblicos

ü Aplicar esses princípios a nossa vida

ü Desenvolver um verdadeiro e genuíno CRISTÃO

Ef 4: 14 O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. 15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Lições importantes desse texto sobre, exortar :

A falta de exortação nos afasta do Deus ViVO

Hb 13: 12 Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

2º A falta de exortação nos deixa DUROS,

13 Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,

3º A falta de exortação nos deixa IMATUROS

14 pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

15 Por isso é que se diz: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião". 16 Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito?

17 Contra quem Deus esteve irado durante quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?

18 E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes?

4º A falta de exortação nos deixa FOARA nova Canaã

19 Vemos, assim, que por causa da incredulidade não puderam entrar.


Pr Ruben Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário